H3N2: Como evitar e qual é o tratamento da nova gripe

Surto de gripe H3N2 tem lotado hospitais em vários estados do país

A nova variante H3N2 Darwin do Influenza A causa muitas dúvidas na população, preocupada com a transmissão do vírus, que não é combatido pela versão mais atualizada da vacina contra a gripe. Por isso, fique atento às orientações dos médicos!

Qual o tempo de isolamento para quem tiver sintomas?

O médico Felipe Duarte, gerente de Pacientes Internados e Práticas Médicas do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, disse à revista Veja que os principais sintomas da doença são: coriza, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor de cabeça, fraqueza e febre.

De acordo com o médico, quem apresentar esses sintomas deve ficar sete dias em isolamento para evitar transmitir a doença para outras pessoas. O paciente também deve ter “repouso, boa alimentação, hidratar-se bem e usar medicamentos para amenizar dores e febre”.

Como evitar e o tratamento da H3N2

Segundo a pediatra Ana Escobar, as medidas de proteção contra a H3N2 são as mesmas da covid-19. “As mesmas medidas de proteção da covid valem para a H3N2: Uso de máscara, lavar a mão, ambiente arejado e evitar aglomeração desnecessária. Está todo mundo relaxando por causa da covid, que diminuiu. Já tem gente se abraçando, indo a lugares públicos sem máscara”, disse a especialista em entrevista ao UOL.

O tratamento pode ser feito em casa com medicamentos que combatam os sintomas, mas “se houver desmaio, falta de ar, chiado no peito, febre de difícil controle ou convulsão, é preciso buscar ajuda imediata”, alertou à Veja o médico Felipe Duarte.

Testagem

Os especialistas concordam que a testagem é a única forma de garantir qual doença está acometendo o paciente com sintomas.

Fonte: Rádio Jornal Pernambuco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *